Tecnologia educacional e estilos de aprendizagem
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo sobre o tema Tecnologia Educacional (Jogos de Empresas) e os Estilos de Aprendizagem de Kolb. Diante da problemática da demanda de recursos tecnológicos que sirvam de auxílio como instrumento ao processo de ensino-aprendizagem abrangente a todos os estilos de aprendizagem, foi aplicado junto a alunos do curso de administração um jogo de empresas, com a finalidade de constatar sua contribuição nas dimensões conhecimento, habilidade e atitudes. Como metodologia foi utilizado uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um jogo de empresas, junto a uma amostra de 123 acadêmicos do curso de administração, divididos em duas Universidades, sendo uma pública e uma privada. A coleta de dados se deu mediante uso de questionário estruturado. Para a análise dos dados foram utilizados diversas recursos estatísticos como análise de Cluster, teste One-way ANOVA, teste Alfa de Cronbach e teste de correlação de Pearson. Os resultados finais apontam para aprovação do jogo de empresas como instrumento de apoio aos métodos tradicionais de ensino-aprendizagem, indicando que este pode contribuir aos diversos estilos de aprendizagem. Palavras Chave: Tecnologia Educacional, Processo de Ensino-Aprendizagem, Estilos de Aprendizagem.