Sobre

Grupo de Pesquisa referenciado na Teoria da Economia Política do Poder e na Epistemologia e Ontologia Críticas do Concreto, com o objetivo de estudar a organização concreta da sociedade em suas diferentes formas particulares (Estado, unidades produtivas, associações, empreendimentos, burocracias, movimentos sociais, classes e grupos sociais), sistematizando, disseminando e divulgando o conhecimento produzido, com a finalidade de dar suporte às ações e reflexões objetivas e subjetivas dos sujeitos do trabalho em seus movimentos de enfrentamento ao sistema de capital através das elaborações teóricas, do ensino, da formação e das atividades diretas (cursos, palestras, colóquios, assessorias, consultorias e intervenções práticas refletidas).


O Grupo de Pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais - EPPEO foi criado em 2001 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Em 2002, foi e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ e certificado pela UFPR. É um dos mais antigos e atuantes Grupos de Pesquisa neste campo do conhecimento.


O objetivo do Grupo de Pesquisa EPPEO é desenvolver projetos acadêmicos vinculados ao ensino, à pesquisa e a programas de intervenção socioanalítica e psicossocial em organizações a partir das Categorias de Análise Poder (Relações de Poder), Trabalho (Relações de Trabalho), Controle (Mecanismos de Controle) e Gestão (Formas de Gestão), de acordo com uma Ontologia e Epistemologia Crítica do Concreto.