O lugar da universidade pública: referência social ou fator de desenvolvimento das forças produtivas?
Nesse artigo, os pesquisadores Carolina Walger e José Henrique de Faria, realizam uma análise sobre os critérios de avaliação da universidade pública brasileira.

Os critérios produtivistas assumidos na avaliação dos cursos de pós-graduação, os quais passaram a ser um parâmetro à própria universidade, distancia a universidade do projeto de ser uma instituição socialmente referenciada, no sentido de responder às demandas sociais. Substituindo-o por um projeto que expressa a ideologia neoliberal, ao situar a universidade como uma instituição estratégica para o desenvolvimento das forças produtivas, ao preconizar uma formação técnica/profissional, que promova avanço científico e tecnológico a serviço do capital. 

É o que mostra o artigo “O lugar da universidade pública: referência social ou fator de desenvolvimento das forças produtivas?", publicado pela Profa. Dra. Carolina de Souza Walger, e o Prof. Dr. José Henrique de Faria, ambos pesquisadores do EPPEO, no periódico “Revista NUPEM”, em 2020. No qual se realizou uma análise do lugar da avaliação concreta da universidade pública brasileira. 

Se interessou pela discussão abordada no artigo? Para acessá-lo na íntegra clique no > LINK< , boa leitura!