O Grupo de Pesquisa ‘Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais – EPPEO’, registrado no Diretório do CNPQ desde 2002 e certificado pela UFPR, é um dos mais antigos neste campo do conhecimento. Seu objetivo é desenvolver pesquisas e projetos de reflexão e atuação sobre organização, poder, controle e trabalho a partir de uma ontologia e uma epistemologia crítica do concreto.
O Grupo EPPEO foi e continua sendo importante na formação multidisciplinar e interdisciplinar de pesquisadores. Mas a dinâmica da realidade exige a atualização do EPPEO. Por este motivo, entendemos ser necessário reorganizar as linhas de pesquisa, as atividades acadêmicas e as ações político-sociais para mais bem contribuir com a análise crítica das relações sociais e de produção.
Neste sentido, gostaríamos de refletir sobre a contribuição histórica da Teoria da Economia Política do Poder – EPP para a pesquisa e o desenvolvimento dos estudos críticos da sociedade e das organizações concretas (incluindo o Estado), bem como as perspectivas e desafios diante do atual movimento da realidade histórica e social. Por esse motivo, organizamos o Ciclo de Debates em Economia Política do Poder.
1º Encontro
A primeira edição do Ciclo de Debates ocorreu no dia 23 de outubro de 2020 de forma remota. Foi uma reflexão sobre a contribuição histórica da Teoria da EPP para as atividades acadêmicas e sobre as questões ou linhas de pesquisa que devem ser desenvolvidas pelo Grupo EPPEO para responder às demandas sociais na atualidade.
O evento contou com a Profª Deise Luiza da Silva Ferraz (UFMG), o Prof. Francis Kanashiro Meneghetti (UTFPR) e a Profª Raquel Dorigan de Matos (UNICENTRO) como debatedores, além da mediação do Prof. José Henrique de Faria (UFPR/UTFPR). Participaram cerca de 70 professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições brasileiras.