Ciclo de Debates EPPEO
A (nova) Pedagogia da (nova) Fábrica. O 3º Encontro do Ciclo de Debates EPPEO conta com a participação da Profª Drª Acácia Zeneida Kuenzer.

A (nova) Pedagogia da (nova) Fábrica

A Profª Drª Acácia Zeneida Kuenzer publicou, em 1985, A Pedagogia da Fábrica, pela Editora Cortez.

Um livro de referência que, resultado de uma pesquisa empírica, buscava compreender os processos pelos quais a fábrica capitalista educa o trabalhador, seja por meio de relações especificamente pedagógicas que se encontram nos processos de qualificação técnica, seja por meio de relações amplamente pedagógicas, que se encontram nas formas de organização do trabalho e nas políticas de RH voltadas à elaboração da concepção do mundo do trabalhador no quadro da hegemonia. 

Passados mais de 35 anos deste livro inspirador, em que o mundo do trabalho se reorganizou e reconfigurou, cabe refletir sobre qual é a pedagogia da fábrica hoje. O processo de produção fabril se encontra cada vez mais automatizado e robotizado, dominado por tecnologias de base microeletrônica e computacional. As relações de trabalho estão sendo terceirizadas, pejotizadas e plataformizadas. 

Diante destas reconfigurações no mundo do trabalho, o Grupo de Pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais convidou a Profª Acácia Kuenzer para refletir sobre esta realidade. Trata-se de uma pedagogia da mesma fábrica? Da pedagogia de uma nova fábrica? De uma nova pedagogia da (nova) fábrica? 

O debate contou com a mediação do Prof. José Henrique de Faria e foi realizado no dia 14 de julho de 2021, das 16:00h às 18:00, de forma remota. Confira a gravação: