Assédio Moral e Gestão de Pessoas: proposta de quadro analítico baseada em estudo exploratório numa organização bancária
O assédio moral, apesar de estar na “ordem do dia” das organizações e da sociedade, no Brasil ainda carece, para seu melhor entendimento, de um aprofundamento. Assim, definiu-se como objetivo deste trabalho propor um quadro inicial para a análise do tema assédio moral nas organizações e suas intersecções com a gestão de pessoas, o que, acredita-se, fornecerá bases para futuras pesquisas sobre o assunto. Para tanto, foi realizado um estudo de caso exploratório de natureza qualitativa, referente a uma organização bancária privada com sede em Curitiba-PR. Os dados levantados por meio da pesquisa levaram ao estabelecimento de três grandes categorias de análise: o assédio moral em si, a conduta do agressor e as conseqüências para a vítima, além de variáveis subjacentes à Gestão de Pessoas que podem estabelecer conexões significativas no encaminhamento de casos de assédio moral nas organizações.

O assédio moral, apesar de estar na “ordem do dia” das organizações e da sociedade, no Brasil ainda carece, para seu melhor entendimento, de um aprofundamento. Assim, definiu-se como objetivo deste trabalho propor um quadro inicial para a análise do tema assédio moral nas organizações e suas intersecções com a gestão de pessoas, o que, acredita-se, fornecerá bases para futuras pesquisas sobre o assunto. Para tanto, foi realizado um estudo de caso exploratório de natureza qualitativa, referente a uma organização bancária privada com sede em Curitiba-PR. Os dados levantados por meio da pesquisa levaram ao estabelecimento de três grandes categorias de análise: o assédio moral em si, a conduta do agressor e as conseqüências para a vítima, além de variáveis subjacentes à Gestão de Pessoas que podem estabelecer conexões significativas no encaminhamento de casos de assédio moral nas organizações.